Iniciado em 2022, o programa Asfalto Liso tem revitalizado diversas vias da cidade do Rio de Janeiro. De responsabilidade da Secretaria Municipal de Conservação, o trabalho tem como prioridade os grandes corredores que concentram maior fluxo de veículos. Uma das regiões com mais investimentos do programa é a Zona Oeste, formada por bairros como Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Campo Grande, Santa Cruz, Bangu e Guaratiba.
Dos mais de quatro milhões de metros quadrados de vias revitalizadas em toda a cidade até maio de 2024, cerca de 1,9 milhão de metros quadrados foram em ruas da Zona Oeste. Entre as vias que já passaram por obras estão as avenidas Ayrton Senna, de Santa Cruz, Padre Guilherme Decaminada e Marechal Fontenelle; estradas da Pedra e de Inhoaíba; e ruas Felipe Cardoso e Bernardo de Vasconcelos.
Os trabalhos do programa Asfalto Liso sempre incluem fresagem, recapeamento e sinalização horizontal. Onde é necessário, a Secretaria de Conservação executa serviços de nivelamento de grelhas e tampões. Outra ação pontual é o reparo profundo.
A tecnologia é uma grande aliada dos técnicos para garantir a qualidade do resultado final, pois o programa não se resume a somente trocar o asfalto por outro. Antes de máquinas como a fresadora entrarem em cena, é feito um estudo técnico do pavimento existente, que determina o projeto ideal para cada via. Nessa etapa, são usados dois equipamentos: o scanner, responsável pela leitura dos defeitos do pavimento, e o FWD, que serve para medir o quanto o pavimento deforma.