O plano de vacinação da cidade do Rio de Janeiro que segue a todo vapor precisará ser temporariamente suspenso. O motivo é o fato do município não ter recebido novas doses do imunizante. O comunicado da pausa no plano de imunização foi feito pelo próprio prefeito Eduardo Paes através das redes sociais.
Recebi a notícia de q ñ chegaram novas doses. Teremos que interromper amanhã nossa campanha. Hj vacinamos pessoas de 84 anos e amanhã de 83. Estamos prontos e já vacinamos 244.852 pessoas. Só precisamos q a vacina chegue. Nova leva deve chegar do Butanta na próxima semana. pic.twitter.com/sFSoZQPpay
— Eduardo Paes (@eduardopaes) February 15, 2021
O prefeito fez o anúncio à população assim que o secretário de Saúde informou a ele que as novas doses não chegariam, na manhã desta segunda, 15/02. Há uma expectativa de entrega de doses por parte do Butantan na semana que vem e assim que essas doses chegarem, calendário será retomado.
Como o calendário de vacinação havia sido adiantado, voltará a valer o planejamento original a partir do dia 22 de fevereiro. A data é quando a cidade deve receber mais doses da CoronaVac do Instituto Butantan, conforme expectativa do secretário municipal de Saúde Daniel Soranz.
A segunda dose está reservada, a gente já começa na segunda-feira a aplicar a segunda dose em alguns institutos de longa permanência de idosos. Profissionais de saúde que tomaram a primeira dose no dia 20 de janeiro também terão a aplicação desta dose amanhã, 16 de fevereiro. Vamos aproveitar o feriado de carnaval para poder aplicar a dose. – Daniel Soranz, Secretário Municipal de Saúde
Plano de vacinação da cidade tem sido um sucesso
O Rio de Janeiro tem sido uma das cidades que mais tem vacinado sua população. Na semana passada, a capital fluminense se tornou a primeira do país a vacinar todos os idosos acima de 90 anos. Graças ao planejamento em logística, estratégia de escalonamento e alinhamento com toda a rede de saúde do SUS, que está sendo comandado pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade tem conseguido executar bem a imunização do grupo de risco. Também na última semana, mais de 3500 idosos acamados foram vacinados em suas casas graças ao trabalho das equipes da Saúde da Família.