Após o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) atender a um recurso da Linha Amarela S.A. (Lamsa) e determinar a retomada da cobrança do Pedágio da Linha Amarela, o prefeito Eduardo Paes anunciou que irá negociar com a concessionária a redução da tarifa paga pelos motoristas por considerar o valor “inaceitável”.
A negociação irá ocorrer dentro das próximas 4 semanas e caso não haja acordo entre as duas partes, a Linha Amarela poderá ser licitada novamente, com novo operador, segundo o Prefeito.
O valor do pedágio da Linha Amarela é inaceitável. A gente decidiu não recorrer da decisão judicial de estabelecer prazo de 30 dias para prefeitura assumir em definitivo a Linha Amarela ou permitir que a Lamsa volte a cobrar pedágio. Nesses 30 dias vamos tentar negociar com a Lamsa uma redução bastante grande [do pedágio]. – Prefeito Eduardo Paes
O prefeito foi claro sobre a possibilidade de retomar a via para nova licitação, caso não haja acordo com a Lamsa. Caso as negociações não avancem com a Lamsa, Paes afirmou que a Prefeitura poderá assumir a via e realizar uma nova licitação para a definição de um novo operador e a cobrança de um preço justo para a população. “Esse é meu compromisso, sempre vamos respeitar contratos mas sem admitir qualquer tipo de abuso”, finalizou Paes.
Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo