O candidato à reeleição a prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), visitou nesta quinta-feira (05/09), a garagem do BRT em Deodoro, na Zona Oeste. Durante a visita, Paes afirmou que vai ampliar a oferta da chamada ‘conexão BRT’, além de buscar as cidades da região metropolitana para fazer a integração dos ônibus que vêm da Baixada Fluminense com os terminais Margaridas e Missões do sistema de articulados.
Vamos ampliar a oferta do que a gente chama de conexão BRT, que é um serviço que a gente criou, que é um ônibus híbrido. Ele ‘encaixa’ na estação de BRT, ‘encaixa’ nos terminais de BRT, mas também serve para pegar as pessoas como ônibus urbano, principalmente para a região de Sepetiba, de Guaratiba, que são áreas da cidade que ainda tem problema. Então, nós vamos criar mais conexões como esta do BRT ao longo do próximo mandato – explicou Paes.
Ele ainda destacou a necessidade de uma maior integração com os modais intermunicipais que seriam canalizados para o corredor de BRT Transbrasil, diminuindo o fluxo dos ônibus na Avenida Brasil e chegando ao centro da Cidade.
Na Transbrasil temos previstos dois grandes terminais metropolitanos, Missões e Margaridas. Os dois já estão com a sua infraestrutura pronta. Agora falta detalhe, cobertura de terminal, mas a grande infraestrutura, viadutos, por exemplo, já estão prontos. Os ônibus chegam da Baixada, as pessoas embarcam no BRT e vai rapidinho (pela calha exclusiva), pagando um só bilhete, integrado. Esse é o nosso projeto desde o início, e a gente espera um diálogo com os outros prefeitos, quem sabe com o Governo do Estado para que essa integração possa acontecer. A Prefeitura está disposta a colocar recursos nisso, isso impacta positivamente a cidade. Se a integração for boa, for confortável, for rápida, as pessoas não se importam, o problema é quando tem aquela integração que você fica horas parado esperando o outro modal para você andar – destacou Paes.
Nova garagem do BRT foi construída para receber novos ônibus da frota
A garagem do BRT em Deodoro tem 22 mil metros quadrados, e abriga 153 dos 713 articulados que compõem a nova frota da cidade. Para a operacionalização do sistema atuam no espaço 85 funcionários que se revezam em três turnos. Os ônibus que saem da garagem de Deodoro circulam pelo corredor Transbrasil.
O corredor Transbrasil, começou a operar integralmente em março deste ano e faz a ligação entre Deodoro e o Terminal Intermodal Gentileza, onde é feita a integração com VLT, ônibus convencionais e a Rodoviária Novo Rio. O corredor expresso tem 26 quilômetros de extensão, e passa por 18 bairros, com média de viagem de 40 minutos em seu trajeto completo. A Transbrasil é a principal via por onde passam em média 72 mil passageiros nos dias úteis.
A malha do BRT Carioca inclui quatros corredores expressos, Transoeste, Transcarioca, Transolímpica, TransBrasil, que juntos transportam quase 500 mil passageiros por dia. Nos últimos 4 anos foram investidos cerca de R$ 2 bilhões que possibilitaram a recuperação do sistema do BRT, que incluiu a reforma integral de 120 estações, a revitalização da pista do corredor Transoeste, e a construção de dois terminais e cinco garagens públicas.
No início da atual gestão, em março de 2021, apenas 120 ônibus estavam em condições de rodar, sendo que a maioria em estado extremamente precário, e havia 46 estações fechadas por vandalismo e sucateamento do sistema. Ao fim de 2021, essas estações foram reformadas e reabertas. O município fez uma intervenção no sistema e iniciou a implementação de medidas para a melhoria da qualidade do serviço prestado.
A requalificação do sistema de Bus Rapid Transit (BRT) faz parte do processo de reconstrução do transporte público do Rio. Com o trabalho realizado pela atual gestão, passageiros do Rio passaram a contar com articulados modernos, que equivalem a três ônibus comuns em tamanho, e que possuem a diminuição em 80% na emissão de gases poluentes.
A nova frota permite acessibilidade por meio de rampas e espaços de recuo para cadeirantes, além de alertas audiovisuais. A segurança no interior dos ônibus conta com câmeras, portas reforçadas, aviso sonoro de fechamento das portas, sistema de bloqueio de porta que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, e cabine segregada para o motorista. Itens como microfone ambiente, painel de mensagens aos usuários que alertam sobre as próximas estações, alto-falantes, e cabos USB dão conforto aos usuários.
O BRT Seguro faz o patrulhamento e monitoramento contra assaltos, vandalismo e calote no sistema de ônibus de vias exclusivas. Existem ainda câmeras instaladas nas áreas externa e interna das estações para verificar eventuais acidentes e ou interdições que ocorram nas imediações das estações do BRT.
Demais Corredores do Sistema BRT
Corredor Transoeste
O BRT Transoeste foi a primeira grande intervenção na mobilidade da cidade e foi o primeiro corredor expresso a entrar em operação no município. Sua primeira fase foi lançada em 2012 e a segunda em 2016. O Transoeste tem 56 quilômetros de extensão e 66 estações entre a Barra da Tijuca à Santa Cruz e Campo Grande, e ao Jardim Oceânico.
Corredor Transcarioca
O BRT Transcarioca tem 45 estações e 39 km de extensão, ligando 27 bairros das zonas norte e oeste do Rio de Janeiro. A linha tem integração com a Supervia em Madureira e Olaria, e com a linha 2 do Metrô em Vicente de Carvalho.
Corredor Transolímpica
A Transolímpica foi criada para ligar dois polos de eventos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Parque Olímpico da Barra da Tijuca e o Parque Olímpico de Deodoro. O corredor tem 23 quilômetros e 21 estações, e passa pelos bairros do Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Curicica, Jacarepaguá, Taquara, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Vila Militar e Deodoro.