As 282 metas que compõem o Acordo de Resultados de 2022 da Prefeitura do Rio estão sendo divulgadas hoje pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento. O conjunto de ações vai resultar na entrega de melhores serviços públicos até dezembro, como a realização de 330 mil procedimentos de saúde em pacientes que aguardam na fila do Sisreg e a ampliação das vagas em creches para crianças de zero a 3 anos. O cumprimento desses atos só é possível em função do reequilíbrio das finanças municipais, que resultaram em um orçamento de R$ 40 bilhões para este ano, 28% a mais que o disponível em 2021.
O Acordo de Resultados é um programa de meritocracia e gratifica com até dois salários extras os servidores que cumprirem as metas do ano. A iniciativa volta a contemplar todo o funcionalismo após ficar cinco anos suspensa.
– O nosso foco sempre foi a entrega do melhor serviço público aos cariocas. O Acordo de Resultados é uma forma de garantir que o que a gente planejou seja entregue: realização de consultas e cirurgias, reformas de escolas, vagas em creches, melhoria do BRT, ruas com asfalto novo e etc. Assim damos mais qualidade de vida para a população e valorizamos o servidor que bater meta com um bônus – diz o Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo.
As metas estipuladas estão distribuídas em 39 órgãos municipais. Na Saúde também é prevista a implantação de oito centros de especialidades médicas e a ampliação para 55% da cobertura primária, garantindo 100% nas áreas mais vulneráveis da cidade.
Na Educação estão programadas a reforma de mais de 100 escolas, a criação de cinco novas unidades de ensino bilíngue, a ampliação para 9 mil no número de vagas em creches com crianças de zero a 3 anos e a expansão do ensino integral para 38% dos alunos da rede municipal.
O Acordo também estipula como meta a conclusão da licitação do BRT e da bilhetagem, além da compra e entrega de 20 novos ônibus para o sistema já em julho. Outras previsões são o recapeamento de 450 km de vias urbanas dentro do Programa Asfalto Liso e a requalificação de 50 km de ruas no Programa Bairro Maravilha.
Quando será pago o 14° salário para secretaria de educação?
Boa noite, meu nome é Irene Lopez Quintas e sou professora da Rede Municipal há 38 anos.
Estou decepcionada em relação ao pagamento do 14º salário. Minha escola, GET Presidente Tancredo Neves (no Catete) foi contemplada com o abono, porém a Educação Infantil foi excluída desta gratificação.
Se a escola é chamada de Unidade Escolar, porque essa divisão interna injusta e desnecessária?
Em 2022 trabalhei engajada em todos os projetos da escola, porque essa discriminação com a Ed. Infantil?
É importante lembrar que a Ed. Infantil é base para todos os ciclos do estudante até a universidade.
Foi compartilhada a informação que as metas da Ed. Infantil eram resultados do dia a dia, mas ela é um trabalho diário da formação da criança.
Perante os professores do Ensino fundamental estou me sentindo desprestigiada após 38 anos de SME.