A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) acolheu 10.237 moradores em situação de rua desde o dia 18 de maio, quando foi iniciada a operação especial de frio. E renova, a partir desta quarta-feira (10/8), sua parceria com o NorteShopping, que disponibilizará pernoite por um mês para 30 pessoas.
Além de acolhimento, abrigo, roupas, produtos de higiene pessoal, a campanha oferece, ainda, suporte para recolocação profissional. Do grupo atendido no ano passado, 11 pessoas saíram empregadas.
– A parceria da gestão pública com a iniciativa privada tem a força para promover o resgate da condição social dessa população. O NorteShopping dá exemplo de solidariedade e de promoção de oportunidades para termos uma sociedade mais justa – afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Maria Domingas Pucú.
A iniciativa NorteShopping Acolhedor integra o segundo ano da campanha especial de inverno da SMAS, que recebe doação de agasalhos e outras peças de frio e amplia sua estrutura de atendimento e acolhimento de pessoas em situação de rua por causa das baixas temperaturas. Iniciada em maio, a campanha deste ano já arrecadou mais de duas toneladas de agasalhos e está oferecendo 184 vagas a mais de acolhimento, além das do NorteShopping.
Este ano, essa iniciativa passa a integrar o calendário anual de atividades do NorteShopping.
Um dos casos de sucesso da edição 2021 foi o de Rogério Valitch, 55 anos. Na época, ele tinha ficado desempregado por conta da pandemia e se encontrava em situação de rua. Foi acolhido e contratado como controlador de trânsito do NorteShopping. Em agosto deste ano, Rogério completa um ano na função e celebra a vida completamente refeita.
– O NorteShopping Acolhedor foi algo inédito para mim. O trabalho aqui está permitindo que eu reestruture a minha vida. Cheguei aqui e me senti em uma nova família, já tenho minha casa e estou comprando as minhas ferramentas (de construção) aos poucos. Hoje, gosto muito mais da pessoa que eu sou e me tornei – disse Rogério, emocionado, no seu posto de trabalho que fica na entrada Pedras Altas, do NorteShopping.
Como funciona o programa
Os participantes do NorteShopping Acolhedor chegam ao shopping no período da tarde a bordo das vans da Secretaria Municipal de Assistência Social. Eles são recepcionados e direcionados ao banho e higiene pessoal. Em seguida, o time do shopping serve o jantar e, ao término, os cidadãos têm tempo livre para entretenimento, como TV, mesa de totó, ping pong, espaço de leitura com livros e palestras. Às 22h, as luzes se reduzem no espaço para que todos possam dormir. Durante todo o período, permanece no local a equipe de suporte, composta por vigilante, bombeiro civil e educador social da Prefeitura do Rio. Ao amanhecer, os acolhidos recebem, ainda, o café da manhã e toda a assistência da equipe da SMAS, como auxílio para a retirada de documentos.
– Como resultado mais importante, podemos dizer que salvamos vidas. Diversos cidadãos acolhidos deixaram definitivamente as ruas e retomaram contato com as famílias. Além de acolhê-los durante noites frias, nós, em conjunto com as equipes da SMAS, buscamos resgatar a autoestima desses cidadãos com palestras e atividades diversas. Oferecemos ainda todo suporte para retorno ao mercado de trabalho, com encaminhamentos para retirada de documentos, captação para vagas de emprego e acompanhamento nas entrevistas. Um exemplo foi a ida a uma sessão de cinema, garantindo acesso e inclusão – relatou Thiago Pampurre, coordenador de segurança do NorteShopping e idealizador do projeto NorteShopping Acolhedor.
No ano passado, o NorteShopping Acolhedor contabilizou mais de 600 refeições servidas, além de realizar doações, palestras motivacionais e encaminhamento para entrevistas de emprego. Além da mobilização para abrigar os moradores em situação de rua, a parceria entre o NorteShopping e a SMAS disponibilizou caixas nos corredores do shopping para receber roupas e itens de higiene pessoal. Caso as doações ultrapassem as necessidades do grupo atendido pelo NorteShopping Acolhedor este ano, os itens serão encaminhados pela SMAS para atender outras pessoas necessitadas.
Números das Ações de Frio da Secretaria de Assistência Social
Entre 18 de maio e 3 de agosto, a SMAS acolheu 10.237 pessoas em situação de rua tanto no trabalho de abordagem especializada nas ruas, como nos espaços emergenciais (Campo Grande, Centro, Botafogo, Flamengo e Méier). Foram distribuídas 1.969 peças de frio – doadas na Campanha do Agasalho 2022 – e 11.054 refeições. Os atendimentos em vários pontos da cidade somaram 34.397.