A região da Glória está passando por uma grande revitalização. A Secretaria Municipal de Conservação, em parceria com a Subprefeitura da Zona Sul, está à frente dos trabalhos, que começaram neste sábado (11/06) com a reforma da praça onde fica o monumento a Marechal Deodoro e a fresagem na Av. Augusto Severo e na Rua Mestre Valentim. A ação faz parte do projeto “Dias de Glória”, da Secretaria Municipal de Turismo.
Ao todo, os serviços serão distribuídos por 14 áreas, abrangendo locais como as avenidas Beira-Mar e Augusto Severo, e, também, Largo da Glória, Rua Antônio Mendes Campos, Rua do Catete, Rua do Russel, Rua da Glória, Rua Pedro Américo, Rua Mestre Valentim e Rua Teixeira de Freitas.
Além de fresagem e recapeamento nas principais vias de circulação no entorno do bairro, garantindo o acesso às áreas históricas e turísticas da região, serão executados serviços regulares de manutenção, como recuperação de pisos em pedras portuguesas, recomposição de saibro e grama, reposição de grelhas de bueiros e tampões e recuperação de golas de árvores.
Ícones do bairro, como a Murada da Glória, entre a Av. Augusto Severo e a Rua da Glória, e a Amurada da Glória, na Rua do Russel, já estão sendo limpos e recuperados. As equipes da Conservação também farão a restauração de monumentos de menor porte, como os que ficam dentro da Praça Paris e o busto do Cardeal Arcoverde, instalado na Rua do Catete. Ainda na Praça Paris, será religado o Chafariz dos Golfinhos.
A Glória faz parte da história da fundação do Rio de Janeiro, pois foi cenário de batalhas entre portugueses e franceses pela posse da Baía de Guanabara. Suas belezas atraem turistas e encantam quem mora na cidade. É motivo de orgulho zelar por uma área tão especial. – Anna Laura Valente Secco, secretária de Conservação
O subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, destaca o diálogo com a população durante a elaboração do projeto.
O Dias de Glória é especial para mim, pois foi anunciado ao mesmo tempo em que comecei minha jornada como subprefeito. Para a sua implantação, busquei o diálogo com as lideranças locais. Ouvimos muita gente, incluindo os órgãos municipais. Podemos dizer que se trata de um projeto com planejamento participativo, que é fundamental. Tenho certeza que será um marco para uma nova realidade no bairro. – Flavio Valle, subprefeito da Zona Sul
Com informações da Prefeitura do Rio.