Como já era esperado, o carnaval fora de época, realizado no mês de abril devido à pandemia de Covid-19, gerou empregos e trouxe recursos para a cidade do Rio de Janeiro. Em maio (referentes a serviços prestados em abril), a arrecadação de ISS da Prefeitura do Rio no setor de hospedagem e entretenimento foi de R$ 17,6 milhões.
Para se ter uma ideia, em maio do ano anterior, a arrecadação por meio destes dois setores foi de apenas R$ 4,6 milhões. Este salto deve-se ao carnaval fora de época. Ou seja, os recursos obtidos com a festa representam um aumento de quase 400%!
Além disso, o carnaval ajudou os empregos formais em abril no município do Rio, segundo dados da Caged. De um total de 12 mil novos empregos com carteira assinada criados na cidade no mês, nove mil se referem ao setor de serviços. Desta forma, nada menos que 75% dos novos postos de trabalho criados no Rio em abril foram graças à festa momesca.
Pelo Twitter, o prefeito Eduardo Paes repercutiu os dados e celebrou. “É a maior manifestação cultural gerando empregos e trazendo recursos para o Rio“, comentou o governante da cidade. Confira abaixo.
É a maior manifestação cultural gerando empregos e trazendo recursos para o Rio que se diz? Viva o carnaval carioca! https://t.co/9ronAi54NQ
— Eduardo Paes (@eduardopaes) June 9, 2022
As informações foram obtidas pelo mandato do deputado federal Pedro Paulo e divulgadas pela Coluna do Ancelmo, em O GLOBO.