Um dos objetivos da atual gestão do prefeito Eduardo Paes é fazer da cidade do Rio de Janeiro uma das lideranças globais em tecnologia e inovação. E mais um passo em direção a esse futuro foi dado nesta terça-feira, 31, com a formalização do projeto do Hub Porto Maravalley, que será um polo para startups, negócios de tecnologia e educação na Zona Portuária do Rio.
Num encontro no Palácio da Cidade, em Botafogo, Paes assinou o termo que formaliza o projeto e lembrou que já existem empresas e instituições chegando à região, como o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).
Além de um hub de startups, o Maravalley vai ter o primeiro curso de graduação do IMPA, orgulho do ensino brasileiro! Em março do ano que vem, já devemos ter a primeira turma funcionando na nova sede na região portuária. — Prefeito Eduardo Paes
Uma das políticas implementadas para atrair negócios e investidores para a região foi a redução do ISS para 2% na região do Porto Maravilha, o que tem intensificado a busca por espaços no local (no resto da cidade, o ISS é de 5%). Diversas empresas do setor de tech têm procurado a Invest.Rio, agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio de Janeiro, para ajudá-las a se estabelecer na região.
Um dos objetivos do Porto Maravalley é reunir num mesmo ecossistema empresas de diversos tamanhos de base tecnológica ou que oferecem serviços para esse mercado, de startups e agências digitais a organizações bilionárias do mercado de edutech. Para Rodrigo Stallone, presidente da Invest.Rio, essa conjuntura permitirá o crescimento e expansão da iniciativa.
Esse movimento mostra que as empresas gostam de estar próximas umas das outras, pois existe uma riqueza de troca de conhecimento muito necessária nesse setor. Será um movimento exponencial que já estamos vivendo no Porto Maravilha. Sabemos que regiões inovadoras se estabelecem em raios pequenos, de no máximo três quilômetros. Seja você um investidor, founder de uma startup ou uma grande corporação, encontrar todos os atores do ecossistema no mesmo espaço facilita muito o fechamento de grandes negócios. — Rodrigo Stallone, presidente da Invest.Rio
PARCERIA COM O IMPA
Mais do que abrigar empresas de tecnologia, o Maravalley se encaminha para ser um polo de educação na área. O local vai receber um novo campus do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A ideia é que ele ofereça um curso de graduação em Matemática e funcione em simbiose com as start-ups que vão estar sediadas no local.
Na avaliação de Marcelo Viana, diretor-geral da instituição, a proposta de parceria com o hub Maravalley vem ao encontro de diversos objetivos estratégicos do Impa.
É nossa prioridade estratégica uma aproximação com o setor produtivo, de forma a promover a capacitação de profissionais de alto nível para a indústria e a transferência de tecnologia matemática para os processos econômicos. A inserção da nossa graduação num ambiente de inovação vai contribuir muito nesse sentido. — Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA
Viana pontua que a matemática tem um papel cada vez mais transversal na ciência e na tecnologia no século XXI.
Clique aqui para saber mais informações sobre o HUB PORTO MARAVALLEY.