O Prefeito Eduardo Paes informa à população que a tentativa de chantagem dos empresários de ônibus ao usarem trabalhadores para forjar uma greve no BRT, diante das mudanças que a Prefeitura está implementando desde março do ano passado para melhorar o sistema, não será bem sucedida.
A Prefeitura do Rio seguirá na sua missão de fazer uma nova licitação, comprar novos ônibus, construir garagens públicas e seguir sempre ao lado do povo carioca, o maior prejudicado com essa atitude covarde e imoral. Os empresários insatisfeitos com o fato da Prefeitura ter assumido a responsabilidade pelo BRT, que foi destruído pelo prefeito anterior e abandonado pelas empresas, deveriam agir com racionalidade e tentar prestar um serviço digno aos cariocas em vez de tentarem reconquistar a licitação na marra.
O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, repudia ainda a tentativa de intimidação do trabalho imprensa no Terminal Alvorada por capangas não identificados com o objetivo de esconder da população a real situação que ocorreu hoje.
Por fim, diante dos fatos absurdos, a Prefeitura montou um PLANO DE CONTINGÊNCIA descrito a seguir:
No corredor Transoeste estão mantidos os ônibus urbanos nos serviços “diretão”:
Direto:
– Linha 10: Santa Cruz x Alvorada, direto intervalo de 5 min.
– Linha 12: Pingo D’Água x Alvorada, direto, intervalo de 5 min.
Demais serviços BRT:
– Linha 20: Santa Cruz x Salvador Allende, expresso, intervalo de 10 min
– Linha 19: Pingo D’água x Salvador Allende, expresso, intervalo de 10 min
– Linha 25: Mato Alto x Alvorada, parador, intervalo de 10 min.
Ônibus Convencionais:
As linhas de ônibus convencionais serão reforçadas para suprir áreas dos corredores Transoeste e Transcarioca, conforme já realizado na parte da manhã.
No trecho Jardim Oceânico, Alvorada e Taquara as opções são 803, 900, 766 e 954, que atendem os bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Gardênia Azul, Pechincha, Freguesia e Cidade de Deus. O ponto final da linha 565 será estendido temporariamente até o Terminal Paulo da Portela, em Madureira, e fará retorno próximo ao viaduto de Cascadura.
No trecho entre Taquara e Madureira, o usuário tem como opção a linha 636 que está operando até o Merck.
No trecho entre Madureira e Penha, o usuário tem as linhas 721 e 355 como opção.
No trecho entre Penha e Bonsucesso, o usuário pode utilizar a linha 313.
Os deslocamentos entre Fundão e Barra podem ser realizados com a linha 616 até Del Castilho e linha 614 até a Barra.
Ônibus de linhas executivas da zona oeste que têm itinerário pela Av. Brasil foram deslocados para atender o eixo com oferta deficitária na TransOeste.