Diante das emergências climáticas, como o aquecimento global e a escassez de recursos hídricos, dos maiores desafios dos governantes neste século, os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Axel Grael, decidiram dar um passo inédito para garantir o futuro das novas gerações.
Hoje, as duas cidade assinaram um pacto pelo clima na região metropolitana do Rio de Janeiro. O acordo de cooperação visa uma agenda única de combate à emergência climática, voltada à gestão de recursos hídricos.
São muitos os desafios e esse é um tema importante. Rio e Niterói têm de ter esse protagonismo de trazer o assunto à mesa. A agenda ambiental tem muita relevância e impacto na vida das pessoas. – Prefeito Eduardo Paes
A parceria foi firmada na presença do secretário do Clima de Niterói, Luciano Paz, do secretário de Meio Ambiente do Rio Eduardo Cavaliere e do secretário de Integração Metropolitana Aquiles Barreto.
Juntas, Rio e Niterói possuem uma população de mais de 7 milhões de habitantes, ocupando uma área estratégica no coração do estado. Com a parceria, os municípios trabalharão em conjunto como uma megacidade para a representação do setor público na Aliança de Megacidades para a Água e o Clima da UNESCO e também na na II Conferência Internacional Conferência Internacional sobre Água, Megacidades e Mudança Global em Paris no ano que vem.