O prefeito do Rio, Eduardo Paes, sancionou junto com o autor do projeto, o vereador e presidente da Câmara Carlos Caiado, na manhã desta terça-feira, dia 29/06, a Lei do Reforço Escolar. Ao lado do secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, o prefeito anunciou ainda a criação do Reforço Rio, programa para alunos da rede municipal carioca.
O projeto de Lei 1975/2020 é de autoria dos vereadores Carlo Caiado, Dr. Carlos Eduardo, Cesar Maia, Prof. Célio Lupparelli, Rocal e Vera Lins. O programa, que será desenvolvido e implementado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), começará a atender os alunos já no segundo semestre deste ano. Um dos pontos principais é o fortalecimento de tempos de aulas de reforço de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do Ensino Fundamental.
Estamos em uma pandemia que já dura um ano e meio com crianças, que já vivem uma realidade absurdamente adversa, agravada por uma crise econômica, de desemprego e de fome. Esse é o maior desafio do nosso governo, junto com a Saúde, pela relevância que tem. Estamos impactando nas futuras gerações, na vida dessas crianças que, amanhã, têm que representar o presente da nossa cidade. – Prefeito Eduardo Paes
Para o secretário Renan Ferreirinha, a pandemia gerou três danos principais para os alunos: o déficit de aprendizagem, o abandono escolar e o impacto socioemocional por causa da ausência do colégio. Por isso, o Programa Reforço Rio tem tanta importância.
De acordo com a proposta aprovada na Câmara, o Município do Rio, para desenvolver e potencializar o novo programa, poderá firmar convênios e parcerias com os governos do Estado e da União, sociedade civil, empresas privadas, cooperativas, associações de moradores, moradores de comunidades comprovadamente capacitados para tal finalidade e demais entidades voltadas à área da educação.