Foi inaugurada neste sábado, 8/5, mais um sala do Mulher Cidadã, projeto da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher (SPM-Rio). O espaço fica no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande. A iniciativa é mais uma parceria com a Secretaria Municipal de Esporte (SMEL) e conta com o apoio da Subprefeitura da Zona Oeste
A primeira unidade foi inaugurada na Vila Olímpica Clara Nunes, em Acari, há dois meses. Agora na Zona Oeste, as cariocas terão acesso a uma série de oficinas. O projeto Mulher Cidadã visa criar redes de troca de conhecimento entre as mulheres, por meio de atividades voluntárias. Além disso, busca aproximar os serviços oferecidos pela SPM-Rio a mulheres de toda a cidade, com foco nas regiões com menor índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Já são mais de 130 voluntárias inscritas.
Queremos estar perto das mulheres da cidade, construindo redes de saberes e garantindo o acesso aos nossos serviços, especialmente para as mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade. – Joyce Trindade, Secretária de Políticas e Promoção da Mulher
Hoje, a Sala Professora Norma Chagas recebeu a primeira oficina: Como ser uma manicure de sucesso?, comandada pelas voluntárias Ana Carolina da Silva e Thayane Cristiane da Silva, da Nailsisters. Ao longo dos meses de maio e junho, haverá também oficinas de empreendedorismo, com foco no desenvolvimento de ferramentas de marketing; e de fotografia com celular, na qual as alunas aprenderão as técnicas para se obter uma boa foto, composição e luz, além do uso de aplicativos para tratamento de imagem e sua divulgação em redes sociais. Todas as oficinas serão oferecidas por voluntárias da região.
Além dos serviços oferecidos, a nova sala do projeto também conta com uma biblioteca comunitária com foco nas mulheres, oferecendo livros com temas que reforçam o empoderamento feminino. Esse espaço é fruto de uma parceria com o Instituto Cultural Rose Marie Muraro, a editora Rosa dos Ventos e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Superintendência de Leitura e Conhecimento, para doação de livros.
Serviço
Confira abaixo os próximos cursos do projeto:
11/05 e 18/05 – Apoio Jurídico (Requerimento de pensão, acesso à Justiça)
Esta oficina é destinada aos direitos das mulheres e crianças da Zona Oeste do Rio, cujo objetivo é disseminar a informação jurídica das demandas de família, violência doméstica, previdência, renda e empregabilidade.
15/05 e 22/05 – Empreendedorismo (Estratégia e Marketing)
Como dar os primeiros passos para organizar as ideias de quem já é ou quer ser empreendedora, com foco no desenvolvimento de ferramentas de marketing.
25/05 e 01/06 – Fotografia de celular
A linguagem da fotografia, suas particularidades, composição e formas de captar luz, além do uso de aplicativos fotográficos para tratamento de imagem e a divulgação em redes sociais. Fotografia para empoderamento, engajamento, práticas sociais, afetivas e artísticas.
Com informações da Prefeitura do Rio.