Após 5 anos paralisado, o Plano Diretor de Arborização Urbana da cidade do Rio de Janeiro (PDAU RIO) finalmente começa a sair do papel. Ontem, quarta-feira (24/02), ocorreu a primeira reunião do comitê responsável pela implementação e pelo acompanhamento do Plano que tem a finalidade de monitorar, conservar e expandir o número de árvores pela cidade, tornando a cidade ainda mais verde.
Comandada pela Fundação Parques e Jardins (FPJ), o encontro contou com a presença de cerca de 20 representantes de secretarias e órgãos municipais. Ficou definido que as prioridades do PDAU RIO serão a melhoria dos cuidados com as árvores existentes e a ampliação da cobertura verde priorizando as zonas Norte e Oeste, regiões da cidade que possuem menos árvores. Além disso, foi aprovada a proposta de abrir uma vaga no Comitê para uma representação da sociedade civil nas discussões sobre o planejamento das ações de arborização urbana do Rio.
O PDAU é uma conquista da sociedade carioca e essa transparência é fundamental, assim como a incorporação da visão de moradores, associações profissionais, instituições e da população em geral. – Celso Junius, Diretor de Arborização da FPJ
Além de um representante da sociedade civil no Comitê, a população também poderá participar diretamente da implementação do PDAU através do participa.RIO, a plataforma digital criada pela Prefeitura para possibilitar a participação popular nos processos de planejamento de políticas públicas ligadas ao desenvolvimento sustentável da cidade.
Sobre o PDAU RIO
O PDAU Rio representa o primeiro passo na consolidação do planejamento da arborização da cidade. Aprovado pelo Decreto nº 42.685/2016, é o documento técnico que define as diretrizes necessárias para a implantação, monitoramento, avaliação, conservação e expansão da arborização urbana em logradouros públicos, praças e parques urbanos.
O Plano foi elaborado por equipe multidisciplinar atuante na arborização e em demais áreas verdes do Rio e com a participação dos cidadãos por meio de oficinas e consulta pública.
Clique aqui e confira a íntegra do Plano Diretor de Arborização Urbana da cidade do Rio de Janeiro.
Com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro.