Enquanto aguarda a chega de novas doses da vacina contra a Covid-19, a Prefeitura do Rio segue imunizando aqueles que já receberam a primeira dose. O trabalho de imunização não parou ao longo da última semana, mesmo com a pausa temporária no calendário. Nos últimos sete dias, mais de 51 mil cariocas completaram o ciclo de imunização.
Ao todo, já foram vacinados mais de 270 mil pessoas na cidade, o que equivale a 4,01% da população. Destes, 219 mil ainda precisam tomar a segunda dose, que está garantida. Basta comparecer à mesma unidade de saúde que tomou a primeira com o cartão de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde tem recomendado que as pessoas tentem ir na parte da tarde, pois há uma procura menor nesse período.
Quem tomou a primeira dose, deve procurar a mesma unidade de saúde onde tomou a primeira dose, pra facilitar a logística. E também é muito importante que as pessoas dêem preferência ao período da tarde, em que as unidades estão mais vazias. – Daniel Soranz, Secretário Municipal de Saúde
A aplicação da segunda dose está sendo feita nos hospitais com atendimento para Covid-19, nas instituições de longa permanência, nas aldeias indígenas urbanas e em quilombos. Isso porque, os primeiros grupos vacinados e que agora recebem o complemento do imunizante foram profissionais de saúde que atuam na linha de frente no cuidado da doença; profissionais que atuam em CTI ou emergências e estavam afastados por idade ou comorbidade e que, a partir da vacinação, poderão voltar ao trabalho; profissionais da Atenção Primária envolvidos na campanha de vacinação; idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência; indígenas aldeados; quilombolas.
Novas doses devem chegar esta semana
O Secretário de Saúde Daniel Soranz disse, em entrevista ao telejornal RJ1, que há expectativa de que a cidade receba novas doses do Instituto Butantan e da Fiocruz esta semana. Assim que as vacinas chegarem, o calendário de vacinação será retomado.
Foto em destaque: Reprodução/Prefeitura do Rio