A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta terça-feira (17/10), o Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Olavo Monteiro de Carvalho, na Estrada do Magarça, em Guaratiba, na Zona Oeste. A unidade de ensino do GET, projeto iniciado em 2022, tem conceito inovador com o objetivo de oferecer educação de qualidade alinhada com as vocações tecnológicas e às demandas da sociedade.
– Estamos inaugurando um espaço que vai ajudar a construir o futuro da nossa cidade. Muitos carioquinhas vão ser formados aqui. E por que estamos homenageando o Olavo Monteiro de Carvalho? Ele foi um grande empresário brasileiro que, em nenhum momento, deixou de pensar no Brasil. O Olavo, quando olhava para o Rio nos momentos mais difíceis, mantinha a fé no Rio e usava toda a sua força para ajudar. Quando damos o nome do Olavo a uma escola, queremos que ele inspire a molecada que vai estudar aqui – afirmou o prefeito Eduardo Paes.
O GET Olavo Monteiro de Carvalho é uma escola do Fundamental I, do 1° ao 5° ano, com capacidade para atender 860 alunos. A escola é formada por 24 salas de aula, colaboratório, sala de leitura, sanitários, quadra poliesportiva, auditório, área administrativa, área de alimentação, entre outros espaços. Climatizados, os ambientes pedagógicos foram erguidos com materiais térmicos e acústicos. Este ano a escola terá oito turmas, com 280 alunos. Para 2024, a escola funcionará com capacidade máxima.
– Estamos lançando hoje a nossa escola número 1.550. É a maior rede municipal da América Latina. É uma alegria inaugurar a escola Olavo Monteiro de Carvalho, uma grande personalidade brasileira que contribuiu muito para o desenvolvimento do nosso estado, que acreditava muito na educação e tinha um compromisso social muito aflorado. O GET é o modelo mais inovador de escola no país – disse o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.
Novo GET do Magarça é a décima unidade do programa Fábrica de Escolas
O GET do Magarça é a décima unidade do Fábrica de Escolas, programa retomado em 2021 para finalizar as unidades de ensino que tiveram sua construção paralisada e estavam abandonadas. O programa é gerido pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A previsão é de que a cidade ganhe um total de 23 novas unidades escolares até o fim de 2024, sendo 18 oriundas do programa Fábrica de Escolas, quatro escolas olímpicas e uma Arena que está sendo transformada em Ginásio Educacional Olímpico. A Rio-Urbe constrói as unidades olímpicas com os materiais da desmontagem da Arena do Futuro, que recebeu as competições de handebol e goalball nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, além da Arena 3, que vai virar o GEO Isabel Salgado.
– Décimo GET entregue pelo programa Fábrica de Escolas, retomado nesta gestão. É um programa muito importante. Essa escola, especificamente, vai atender crianças numa região que precisa de um espaço como esse, trazendo tecnologia junto da educação para os alunos – declarou o presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga.
GETs aplicam o conceito mão na massa para os alunos
Para potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades, os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker. Tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo que impacta o entorno escolar. É a escola municipal contribuindo diretamente para a sociedade.
– Mais uma escola sendo entregue, neste caso um GET, que não é mais a escola do futuro, é a escola do hoje. As crianças só tem a ganhar, convivendo com a tecnologia e com a inovação. É uma educação inovadora, que é o que precisamos para as nossas crianças – disse o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.
Até o final de 2023, serão 70 em toda a rede, em atendimento a mais de 30 mil alunos, de todas as idades e de todas as regiões da cidade, para promover uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo. Até o final de 2024, serão 200 GETs.
O Ginásio Educacional Tecnológico está em consonância com iniciativas de outras partes do mundo e são espaços colaborativos, nos quais a cultura maker, mais conhecida no Brasil como mão na massa, dá o tom. No GET, o estudante é quem está em foco.
Quem foi Olavo Monteiro de Carvalho
Olavo Egydio Monteiro de Carvalho, empresário carioca, era formado em engenharia mecânica pela Technische Universität München, em Munique, na Alemanha. Dirigiu o grupo Monteiro Aranha S.A. entre 1978 e 1996. Mais tarde, o executivo passou a presidir o conselho de administração.
O grupo tem participações em empresas como Owens-Illinois, Klabin e Ultra. Em 1997, Olavo fundou o Instituto Marquês de Salamanca (IMDS), em prol da educação de crianças e jovens no Rio de Janeiro. Ele ainda criou o Fórum do Rio com o intuito de formalizar micro e pequenos empreendedores. O executivo foi eleito ainda, duas vezes, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
– Queria agradecer, em nome da minha família, essa homenagem incrível. E logo na semana em que vamos completar um ano sem ele. Tenho certeza de que, aonde ele estiver, está muito feliz. Agradeço, de coração, em nome das minhas irmãs e da família inteira – disse Júlia, uma das filhas de Olavo Monteiro de Carvalho.