Em mais uma vitória para a cidade do Rio de Janeiro, a Câmara dos Vereadores aprovou nesta terça-feira, 5, o Reviver Centro II. A nova etapa do programa tem como principal objetivo ampliar incentivos e alavancar a construção de moradias na Praça XV, Castelo e Cinelândia, área conhecida como Centro Financeiro da cidade. O projeto segue agora para sanção do prefeito Eduardo Paes.
A segunda área da região central, regulamentada pelo Reviver Centro, fica com os bairros Cruz Vermelha, Saara, Praça Tiradentes e Central do Brasil. No projeto aprovado em 2021, o Reviver Centro, as construtoras que investiram no Centro ganharam o direito de também investir em bairros da Zona Sul do Rio. Ou seja, do total da área construída no Centro, as empresas têm o direito de construir 40% na Zona Sul.
A proposta aprovada nesta terça na Câmara amplia esse incentivo para 60%, chegando a 80% no caso de habitações de interesse social. O objetivo é manter a atratividade dessas regiões, que ficariam em grande desvantagem em relação ao Centro Financeiro na proposta original.
Através do X (antigo Twitter), o Prefeito agradeceu o empenho do legislativo em aprovar a proposta.
Parabéns e obrigado aos vereadores por essa importante aprovação: Reviver Centro 2! O Rio agradece! https://t.co/ZVC4LHTaof
— Eduardo Paes (@eduardopaes) September 5, 2023