A transformação do sistema BRT do Rio de Janeiro segue a pleno vapor. Nesta quarta-feira, 1º de março, aniversário da cidade, o prefeito Eduardo Paes e a secretária de Transportes, Maína Celidonio entregam 110 novos ônibus para o sistema. Os veículos comprados pela Prefeitura do Rio vão circular na Transcarioca, que teve toda a sua frota renovada.
O corredor é o segundo a operar 100% com a nova frota. Com a nova entrega, são 339 veículos articulados em funcionamento no sistema BRT, número que inclui os ônibus da antiga frota – um crescimento de 185% da frota após a intervenção da Prefeitura do Rio.
– Começamos a diminuir o sofrimento que a população está passando. A Transolímpica já totalmente revitalizada, com estações reformadas, ônibus novos, e agora a Transcarioca. Vamos chegar na Transoeste e na Transbrasil, essa última vai começar a funcionar. O BRT havia mudado a vida das pessoas. É muito bom, nesses 458 anos do Rio, poder devolver essa dignidade para a população e permitir que as pessoas tenham qualidade na sua mobilidade. Agora, um pedido que eu sempre faço: os ônibus foram comprados com dinheiro dos impostos dos cariocas, então pedimos: cuidado com o BRT. Tenham consciência – afirmou Eduardo Paes.
Com os novos ônibus, a Transcarioca terá um aumento de quase 50% de novos veículos à disposição da população. Atualmente, a Transcarioca conta com 74 ônibus em atividade. Inaugurada em 2014, tem 39 km entre o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, passando por bairros das zonas Oeste e Norte da cidade. O corredor tem dois terminais e 45 estações, todos reformados após a intervenção realizada pela Prefeitura do Rio em março de 2021.
Esta é maior etapa, até o momento, do processo de transformação do sistema BRT. A Prefeitura já havia entregue 80 novos BRTs que já estão em operação no sistema, atendendo o corredor Transolímpica e o trecho Jardim Oceânico – Alvorada.
Depois da renovação, movimento na Transolímpica aumentou 60%
A Transolímpica, que liga o Recreio dos Bandeirantes à Vila Militar, passando pela Barra da Tijuca, Curicica, Jacarepaguá, Taquara, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos, foi inaugurado em 2016 e chegou a transportar, nessa época, 43 mil passageiros diariamente. No fim de 2020, o corredor atendia cerca de 22 mil pessoas por dia e hoje, após a revitalização, esse número subiu para 35 mil.
Como ocorreu no Transolímpica, após a chegada dos novos ônibus, a expectativa é que o movimento de passageiros aumente gradualmente no Transcarioca.
– A primeira etapa foi a reinauguração da Transolímpica com ônibus novos e todas as estações reformadas. E agora fazemos uma grande entrega com a renovação de toda a frota da Transcarioca, também com a reforma de todas as estações. Os ônibus novos trazem mais conforto, menos tempo de espera e menos lotação do sistema – declarou Maína Celidonio.
Recuperação do sistema
No final de 2016, eram cerca de 400 articulados circulando nos 3 corredores: Transcarioca, Transolímpica e Transoeste. No início da atual gestão, em março de 2021, apenas 120 estavam em condições de rodar, sendo que a maioria em estado extremamente precário.
Em março de 2021, o município fez a intervenção no sistema e iniciou a implementação de medidas para a melhoria da qualidade do serviço prestado à população. Houve aumento da oferta de articulados e foram criadas linhas eventuais, batizadas de ‘Diretão’. Hoje, a frota antiga do BRT está sendo substituída gradativamente pelos novos ônibus adquiridos pela prefeitura.
Transoeste com mais ônibus e redução de 50% dos intervalos de espera
Os ônibus antigos do corredor Transcarioca serão remanejados para o corredor Transoeste. Com isso, serão 120 articulados no trecho Alvorada x Santa Cruz, além de 101 ônibus convencionais das linhas eventuais, os “diretões” (Santa Cruz x Alvorada; Pingo D’Água x Alvorada; Mato Alto x Alvorada; e Magarça x Alvorada). Esse remanejamento vai melhorar os serviços no corredor, com a redução dos intervalos.
Após a reinauguração da Transolímpica, em dezembro de 2022, e da chegada dos novos ônibus ao trecho Alvorada – Jardim Oceânico, em janeiro, já houve uma redução de cerca de 50%, em média, nos intervalos das linhas do corredor Transoeste.
Por exemplo, o intervalo da linha 18 (Recreio Shopping x Jardim Oceânico expresso), que era de 20 minutos, passou para 10 minutos e vai chegar a 8 com a entrada dos novos ônibus no Transcarioca. Já a linha 19 (Salvador Allende x Pingo D’Água expresso) passou de 15 minutos para 12 minutos e vai chegar a 8 minutos. E o intervalo da linha 13 (Mato Alto x Alvorada expresso), que chegou a ser de 20 minutos, vai para 10 minutos.
– Hoje é uma grande entrega, a Transcarioca é um corredor muito importante, transporta muitos trabalhadores por dia e que corre um trecho muito grande da nossa cidade. É o segundo corredor a receber uma frota integralmente nova depois da Transolímpica. No dia do aniversário da nossa cidade, a Transcarioca recebe ônibus novos para a população ser transportada com qualidade e conforto – disse a presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.
85% das estações do sistema BRT já foram reformadas
A Prefeitura, por meio da MOBI-Rio, já reformou 106 das 125 estações do sistema BRT, sendo 45 no corredor Transcarioca. Entre as melhorias realizadas estão substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento, e trava automática das portas. Entre os serviços executados estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual, reforço na iluminação e colocação de guarda-corpos.
Frota e serviços
Dos 291 primeiros veículos adquiridos e que estão chegando de forma gradativa, 270 são do modelo Euro V. São 220 articulados e 71 ônibus modelo padron. Os outros 270 articulados Euro VI têm entrega prevista entre novembro de 2023 e março de 2024.
Todos os ônibus contam com moderna tecnologia e são equipados com telemetria para análise de desempenho. Há interação com o usuário (microfone ambiente, painel de mensagens aos usuários que alertam sobre as próximas estações e alto-falantes), câmeras, portas reforçadas, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de bloqueio de porta que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, cabine segregada para o motorista, painel de temperatura, elevador para cadeirante, área reservada a pessoas com deficiência, tomadas USB em todas as poltronas, entre outros itens.
Uma novidade nos modelos padron é o piso elevado, já adaptado à plataforma do BRT, e portas dos dois lados do veículo. Além das duas para embarque e desembarque de passageiros nas estações, há duas de emergência do lado direito.
A partir de novembro deste ano, até março de 2024, a cidade receberá os outros novos articulados comprados pelo município para atendimento aos corredores Transbrasil e Transoeste – atualmente em obras. O primeiro corredor deve começar a operar gradativamente a partir do segundo semestre deste ano, e o segundo, no início de 2024.
Obrigada por amar tanto a nossa cidade, de não desistir de nós. De sempre querer o melhor para nós e a cidade, apesar de todas as diversidades e problemas. Sei que tem muito a se fazer, mas o Sr está no caminho. Abençoado Seja.
Boa tarde, quero parabenizar a todos os envolvidos nessa incrível recuperação do sistema de transporte público que há um tempo estava largado e deixado no limbo. Espero de coração que esse trabalho continue e que melhore cada vez mais pois sou usuário e sempre defendi os trabalhos e melhoras que vcs tem feito. Mais uma vez parabéns e muito obrigado por esse incrível trabalho de vcs 🙏🏾
Uso diariamente o BRT no trajeto de minha casa em Olaria até o trabalho em Curicica, e venho observando já há vários anos uma degradação dos ônibus articulados principalmente no que tange o funcionamento do ar condicionado que se tornou inoperante faz muito tempo e acredito que isso deve ter sido a causa das portas terem sido abertas por passageiros para compensar o exausto calor vivido dentro de cada ônibus , calor esse que se agrava mais sempre quando a quantidade de pessoas aumenta.
Fiquei muito satisfeito em saber hoje da notícia no terminal Penha 1 que os novos ônibus começarão a circular.
Espero que esses novos tenham um sistema de ar condicionado bem mais potente do que os anteriores .
Acho também que pelo menos nos primeiros meses de funcionamento sejam colocados em cada veículo um guarda municipal desde o terminal de saída até o de chegada para garantir a integridade dos ônibus.
Da mesma forma em todas as estações que haja a presença de pelo menos um guarda em cada uma para evitar o embarque nos ônibus de quem não pagou pelo ticket , exceto claro aqueles possuidores de passes por idade ou qualquer outro motivo.
Complementando penso também que seja implementado um menor intervalo entre os articulados para evitar filas grandes nas estações e terminais e os ônibus não circulem muito lotados permitindo com isso uma viajem mais confortável para os usuários dessa brilhante ideia que é o BRT.
Obrigado pela oportunidade de expressar minha visão sobre esse interessante Serviço!
Boa noite meu prefeito…gostaria de saber se vamos ter melhorias no terminal rodoviário de Santa Cruz….
Parabéns, excelente iniciativa em prol de nossa necessidade de mobilidade e locomoção.
Lamentavelmente esses novos articulados irão ser destruídos pelo povo de vândalos e quem paga a conta é sempre o trabalhador correto, honesto e que mais precisa desse meio de transporte.
Ou os legisladores põe rigidez nas leis ou esses vândalos darão um fim na cidade Rio de Janeiro que um dua foi maravilhosa.
Muito Bom,aumenta a dignidade das pessoas,e a produtividade ,da cidade,como um todo,ganha o Rio,ganhamos, todos nós
Parabéns pela competência com o cresci.ento da cidade maravilhosa!Que sua gestão e uma das melhores,!Meu prefeito prédileto continua sendo esse homem incrível que vc tenha tudo de bom em sua gestão!,,que Deus te abençoe!
Muito bom.
Excelente quando os impostos do povo são usados de forma correta.
Vou agora cobrar os usuarios o devido zelo, sabendo eu que dinheiro nao é capim.
Que o povo zele por merecer mais.
Suxcesso
muito bom saber que mesmo com demora tem alguém buscando resolver nossa vida
Senhor Eduardo Paes os BRT estão ótimo parabéns .mais vendo o meu percurso pro meu trabalho que e na barra da Tijuca sendo que antes tínhamos o 53B que ia direto pra Estação Minha Praia agora eu faço baldeação na alvorada e fica cansativo não poderia colocar uma condução direto .
O SE 06 era muito importante.
Não entendo porque acabaram com ele.
Poderia voltar ou pelo menos fazer o 31 que voltou agora, parasse na Taquara.