O primeiro fim de semana de muito sol na cidade, após um longo período de temperaturas amenas e chuva, atraiu uma multidão às praias do Rio. E, apesar de todo o esquema de limpeza da Comlurb, pontos da orla ficaram com acúmulo de resíduos, num sinal de que muitos cariocas e turistas não deram destino correto ao lixo. A Comlurb removeu 610 toneladas de detritos das praias, no sábado (14/01) e no domingo (15/01).
A quantidade é quase o dobro do coletado em um fim de semana típico de verão, em torno de 350 toneladas. Desde dezembro, a companhia já vem reforçando o serviço de limpeza com a operação Praia Limpa, realizada todo ano no verão, com a ampliação do efetivo de garis e mais turnos de trabalho. Além disso, a Comlurb aumentou a quantidade de contêineres para incentivar os banhistas a fazerem o descarte correto. Só nas praias da Zona Sul foram instalados mais mil equipamentos desse tipo.
A contribuição dos frequentadores para a manutenção da limpeza da praia é essencial. Por isso, a companhia resolveu reforçar a partir desta quinta-feira (19/01) as campanhas de conscientização do Praia Limpa, com ações de orientação aos banhistas feitas pelo grupo Chegando de Surpresa, formado por garis que usam a música e a dança para ensinar sobre o descarte correto, acompanhado de Renato Sorriso. As ações educativas vão acontecer todas as quintas, sextas e sábados, até o fim do verão, nas diferentes praias da cidade.
A primeira atividade, nesta quinta-feira (19/01), será em Ipanema, nos Postos 9 e 10. No feriado de sexta-feira (20/01), a equipe vai para o Arpoador. E, sábado (21/01), a campanha de conscientização acontecerá no Leblon, nos Postos 11 e 12.
As próximas ações estão previstas para as seguintes praias: Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Barra de Guaratiba, Ilha do Governador e Copacabana.
A Comlurb realiza um trabalho de excelência em todos os 56 quilômetros de praias da cidade. O reforço do verão com o Praia Limpa mobiliza 600 garis por dia, atuando em até três períodos, incluindo noite/madrugada, para que os banhistas recebam as praias limpas. O serviço foi incrementado com os novos tratores de praia com equipamento acoplado para peneirar e revolver a areia, realizando uma limpeza mais minuciosa, fazendo sua higienização e contribuindo para reduzir ainda mais as impurezas, chegando a alcançar 20 centímetros de profundidade. O revolvimento além de ajudar na prevenção de microorganismos, retira resíduos de menor tamanho. Há seis anos que o equipamento não era usado na limpeza das praias. Com a aquisição deles, a companhia volta a ter o padrão de limpeza de praias que existia até 2016.